Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

"Altos Papos no Banheiro"

O ano de 2010 começou muito bem para a Gato na Árvore Filmes. Três curtas-metragens estão sendo produzidos simultaneamente. Nesta postagem vou falar do primeiro deles: Duas Garotas, Um Espelho, Traição. O curta, que terá 10 minutos de duração, foi escrito no finalzinho do ano passado e tinha a missão de ser muito simples, para que não desse dor de cabeça para produzir. Muito simples significa apenas duas atrizes em cena e uma única locação, algo que fosse possível filmar em apenas algumas horas. E foi o que fizemos. O projeto saiu do papel em parceria com o editor Francisco Jimenez, que depois de vários endereços - um deles a Nova Zelândia - desembarcou em Maringá e por aqui está ficando.

Duas Garotas, Um Banheiro, Traição é exatamente o que o título diz. Duas garotas, que nunca se viram na vida, encontram-se no banheiro de uma balada e começam a conversar sobre seus respectivos namorados. Carla é extrovertida e dona de si, conhece todas as desculpas que os homens dão e não acredita que possamos ser fiéis. No outro extremo está Bruna, uma menina bonita e meiga, que acredita piamente na fidelidade masculina e, principalmente, na fidelidade do seu namorado, que por acaso, nessa noite disse a ela que ficaria em casa cuidando da mãe que adoeceu. Durante 10 minutos de conversa, Carla consegue convencer Bruna de que os homens são mentirosos, traiçoeiros e infiéis por natureza.

O curta-metragem foi filmado numa única noite - na madrugada do dia 29 para o dia 30 de janeiro dentro do banheiro feminino do segundo piso do Shopping Maringá Park, que autorizou e apoiou a iniciativa dando todo o suporte necessário aos realizadores. E olha que banheiro, por incrível que pareça, estava dificíl de encontrar. Antes de chegar ao Shopping Maringá Park, tentei na Secretaria de Cultura um pedido para que pudessemos filmar no banheiro do Teatro Calil Haddad. Resposta: pedido negado. O teatro estava alugado e não podíamos usar. É incrível, mas quando precisamos da secretaria de cultura de Maringá essas coisas sempre acontecem. Mas tudo bem, sem ressentimentos. O Shopping Maringá Park estava lá e o apoio foi imediato. Parabéns às pouquíssimas pessoas em Maringá que tiram os obstáculos do caminho quando o assunto é cultura.

As atrizes convidadas para dar vida e malícia às personagens Carla e Bruna foram Waleska Nayane Müller (radialista, modelo e atriz da distante Marechal Cândido Rondon, aqui na primeira foto) e Priscila Buiar (maringaense, modelo, atriz, estudante de artes cênicas da UEL, a Vivian de A Garota da Loja de Livros, e uma pessoa muito bacana de trabalhar, na segunda foto). Waleska e Priscila também assinam como co-produtoras. As duas travam um pequeno duelo sobre traição e acabam se tornando amigas, ou seja, isso significa que Carla consegue convencer Bruna de que o namorado dela é um belo de um safado e que não tem mamãe doente alguma na história.
                                                    
O curta está agora em fase de pós-produção, praticamente todo montado, restando apenas a trilha sonora ficar pronta. A edição está nas mãos de Francisco Jimenez e a trilha sonora sob responsabilidade de Erison W. Valério, do Studio EwV Áudio. Em breve, com o trabalho finalizado, ele poderá ser conferido no Youtube e aqui. O curta é direcionado aos festivais de cinema e tão logo esteja pronto, será inscrito. Duas Garotas, Um Banheiro, Traição é o segundo filme da Gato na Árvore Filmes, foi escrito, produzido e dirigido por mim - ah! eu também fiz câmera - e é o primeiro trabalho de uma produtiva parceria que já está rendendo dois outros curtas-metragens, mas isso é assunto para outra hora. Forte abraço a todos e fiquem com Deus.


Um comentário:

  1. Eu estava lendo a matéria de o diario hoje dia 21, fiquei pensando nesse país se gasta tanto com inutilidade com por exemplo altos salários de políticos imcopetentes, o que realmente poderia ajudar a melhorar o país que é a arte, vai ficando marginalizado, ou seja , as magens do sistema com se não fosse de vital importância para um povo sua arte sua cultura. Acorda brasileiros.

    ResponderExcluir