Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Produção em ritmo acelerado"

A produção do documentário em longa-metragem 23.11.1967: Documentos do Caso Clodimar Pedrosa Lô continua em ritmo acelerado desde que começamos a capturar em vídeo os primeiros depoimentos das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o assassinato do menino Clodimar.

Já passaram pelo estúdio da TV Cidade e pelas lentes deste diretor aqui o senhor Oésio de Araújo Pedrosa, tio de Clodimar, e personagem vital nesta história, o Dr. Eli Pereira Diniz, advogado que, aos 26 anos, defendeu Sebastião Pedrosa Lô, pai de Clodimar, nos tribunais de Maringá, quando este passou a responder pelo assassinato de Attílio Farris, gerente do Palace Hotel, e a prima de Clodimar, Olinda Rosa dos Santos, que em 1967 tinha somente 5 anos, mas que cresceu sob o peso do crime ocorrido contra Clodimar.

Olinda, por sinal, foi a grande surpresa deste trabalho. Ela mora atualmente na cidade de Toulouse, na França e soube do projeto através da internet, e como sua vinda ao Brasil já estava programada para este mês, Olinda contactou o produtor Miguel Fernando e eu. Seu depoimento, emocionante, foi gravado na última sexta-feira.

Os próximos que falarão a respeito do caso Clodimar serão Messias Mendes, Walter Poppi e Moracy Jacques, jornalistas que, direta ou indiretamente, também acompanharam o desenrolar do caso Clodimar e o julgamento de Sebastião Pedrosa Lô.

O ex-governador do Paraná na época - Paulo Pimentel - também já foi contactado. Acreditamos que em breve poderemos registrar suas lembranças sobre o fatídico episódio que significou um divisor de águas na história da polícia de Maringá.

Nossa espectativa de lançar o filme e o livro "Sala dos Suplícios" em novembro deste ano continua, mas ainda nenhum empresário maringaense sinalizou interesse em patrocinar esta iniciativa que visa preservar parte da história de Maringá e levar este episódio, ocorrido há mais de 40 anos, às novas gerações que a desconhecem. Estamos aguardando. Forte abraço a todos. Em breve mais notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário